II Simpósio de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade Estadual de Goiás
O PROJETO DE EXTENSÃO MATEMÁTICA LEGAL - O RELATO DE UMA
EXPERIÊNCIA DE ARTICULAÇÃO DA PESQUISA E DA EXTENSÃO E ENSINO, DENTRO DA
CONCEPÇÃO QUE SE TEM DE UNIVERSIDADE
OLIVEIRA,
Claudimary Moreira Silva
COORDENADOR
DA AÇÃO DE EXTENSÃO:
Claudimary Moreira Silva Oliveira
ÁREA
TEMÁTICA: EDUCAÇÃO
PALAVRAS-CHAVE: ensino-prendizagem, educação
matemática, formação de professores, extensão-ensino-pesquisa.
INTRODUÇÃO
O Projeto de Extensão
Matemática Legal é trabalhado na perspectiva de buscar meios para que a
aprendizagem aconteça de forma mais ativa e significativa. Logo é um espaço
para os monitores, futuros professores, vivenciarem no âmbito da Universidade a
indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão além de dar a
oportunidade para que sejam ampliados os conhecimentos que sejam estreitadas as
relações com a comunidade. Assim o projeto se constitui como suporte para o
estudo, compreensão e vivência da Matemática.
O
trabalho dos monitores na escola possibilita aos alunos e à comunidade um local
de estudo, compreensão e vivência da Matemática além é claro de incentivar o
conhecimento matemático, propiciando aos acadêmicos o acesso às escolas e aos
professores do ensino fundamental e médio da rede publica a ampliação desses
conhecimentos e proporcionando aos alunos momentos de aula com desafios que
possam desenvolver as habilidades que se adquire com conhecimentos matemáticos.
OBJETIVO GERAL
Proporcionar um ambiente
de investigação e experimentação, onde os alunos e professores da Educação
Básica do Colégio Ariston Gomes da Silva e alunos do Curso de Licenciatura em
Matemática da UEG Unidade de Iporá, possam refletir e propor mudanças no ensino
aprendizagem da matemática.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
·
Minimizar o fracasso escolar de alunos das escolas publicas que
estão com dificuldade em matemática com a realização de acompanhamento extra e
incluir acadêmicos do curso, futuros professores, de forma que eles possam
construir suas primeiras experiências na sala de aula em um contexto desafiador
com alunos que possuem dificuldades de aprendizagem.
·
Realizar acompanhamento extra-classe com os alunos que não estão
conseguindo aprender matemática em sala de aula, no período normal das aulas.
·
Promover a reflexão sobre o uso da calculadora e outras
tecnologias na sala de aula de matemática evidenciando seu potencial como
instrumento facilitador da descoberta de padrões e sua utilização nos processos
de investigação em matemática em diversos conteúdos.
·
Incluir acadêmicos do curso, futuros professores, de forma que
eles possam construir suas primeiras experiências na sala de aula em um
contexto desafiador com alunos que possuem dificuldades de aprendizagem;
·
Melhorando a sua fundamentação dos acadêmicos do Curso de
Licenciatura em Matemática para a sua formação como futuro professor pela
agregação de experiências aos conteúdos teóricos do curso e pela reflexão sobre
o processo de ensino aprendizagem.
·
Discutir e propor situações que favoreçam o uso da calculadora e
outras tecnologias como recurso didático para o ensino-aprendizagem na sala de
aula considerando os desafios dessa implementação e provocando reflexões sobre
as potencialidade técnicas e pedagógicas do uso da calculadora como recurso de
aprendizagem principalmente nas séries iniciais.
METODOLOGIA, DISCUSSÕES E RESULTADOS
A preparação
dos alunos monitores acontece no LEMIP - Laboratório de matemática da UEG
Unidade de Iporá através de encontros semanais para preparação de atividades,
análises de resultados e reflexões e compartilhamento das experiências.
O projeto busca proporcionar um ambiente de investigação e
experimentação, onde os alunos e professores da Educação Básica do Colégio
Ariston Gomes e alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da UEG Unidade de
Iporá, possam refletir e propor mudanças no ensino aprendizagem da matemática.
É
possível observar no cotidiano do Colégio Estadual Ariston Gomes da Silva
certas dificuldades na aprendizagem dos alunos quando o assunto está
relacionado com os conceitos matemáticos e isto pode ser confirmado em
documentos da secretaria, pelo número de reprovação e dependência de alunos
nesta disciplina e também pode ser observado fazendo a análise das notas dos
alunos nas avaliações externas.
Como
a UEG, a UnU de Iporá é uma unidade de formação de professores e está entre as
preocupações do Curso de Licenciatura em Matemática que os acadêmicos do curso
compreendam e experimentem situações do cotidiano da escola que possam
contribuir com a sua formação. Este projeto foi pensado na perspectiva que
trabalhando com os alunos com maior dificuldade e aprendizagem de matemática
e/ou com alunos que não tem dificuldades relacionadas a aprendizagem de
matemática mas que querem aprender além do que lhe é oferecido normalmente no
período normal das aulas.
As
atividades acontecem através de projetos, oficinas, minicursos, grupos de
estudo e a Universidade poderá assim diminuir as dificuldades dos alunos que as
têm e contribuir para ampliar os conhecimentos daqueles que querem pesquisar
mais sobre os conteúdos matemáticos do currículo da Educação Básica e ainda
contribuir para que os alunos monitores
que são acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática adquiram maior
entusiasmo pela profissão de educador construindo suas primeiras experiências
na sala de aula em um contexto desafiador, melhorando a sua fundamentação para
a sua formação como futuro professor de matemática, pela agregação de
experiências aos conteúdos teóricos do curso e pela reflexão sobre o processo
de ensino aprendizagem.
São várias as ações que acontecem
simultaneamente na escola onde se realiza o projeto. A seguir a descrição de atividades previstas e de
atividades já realizadas.
Oficinas com uso de jogos online, calculadoras e outras
tecnologias no ensino de matemática para alunos
Aulas de reforço com uso
de materiais didáticos variados
Projeto Matemática e
Cidadania
Projeto de Xadrez
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