II Simpósio de Extensão da UEG


II Simpósio de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade Estadual de Goiás

O PROJETO DE EXTENSÃO MATEMÁTICA LEGAL - O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ARTICULAÇÃO DA PESQUISA E DA EXTENSÃO E ENSINO, DENTRO DA CONCEPÇÃO QUE SE TEM DE UNIVERSIDADE

OLIVEIRA, Claudimary Moreira Silva

COORDENADOR DA AÇÃO DE EXTENSÃO: Claudimary Moreira Silva Oliveira

ÁREA TEMÁTICA: EDUCAÇÃO

PALAVRAS-CHAVE: ensino-prendizagem, educação matemática, formação de professores, extensão-ensino-pesquisa.

INTRODUÇÃO
            O Projeto de Extensão Matemática Legal é trabalhado na perspectiva de buscar meios para que a aprendizagem aconteça de forma mais ativa e significativa. Logo é um espaço para os monitores, futuros professores, vivenciarem no âmbito da Universidade a indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão além de dar a oportunidade para que sejam ampliados os conhecimentos que sejam estreitadas as relações com a comunidade. Assim o projeto se constitui como suporte para o estudo, compreensão e vivência da Matemática.
O trabalho dos monitores na escola possibilita aos alunos e à comunidade um local de estudo, compreensão e vivência da Matemática além é claro de incentivar o conhecimento matemático, propiciando aos acadêmicos o acesso às escolas e aos professores do ensino fundamental e médio da rede publica a ampliação desses conhecimentos e proporcionando aos alunos momentos de aula com desafios que possam desenvolver as habilidades que se adquire com conhecimentos matemáticos.

OBJETIVO GERAL
Proporcionar um ambiente de investigação e experimentação, onde os alunos e professores da Educação Básica do Colégio Ariston Gomes da Silva e alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da UEG Unidade de Iporá, possam refletir e propor mudanças no ensino aprendizagem da matemática.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Minimizar o fracasso escolar de alunos das escolas publicas que estão com dificuldade em matemática com a realização de acompanhamento extra e incluir acadêmicos do curso, futuros professores, de forma que eles possam construir suas primeiras experiências na sala de aula em um contexto desafiador com alunos que possuem dificuldades de aprendizagem.
· Realizar acompanhamento extra-classe com os alunos que não estão conseguindo aprender matemática em sala de aula, no período normal das aulas.
· Promover a reflexão sobre o uso da calculadora e outras tecnologias na sala de aula de matemática evidenciando seu potencial como instrumento facilitador da descoberta de padrões e sua utilização nos processos de investigação em matemática em diversos conteúdos.
· Incluir acadêmicos do curso, futuros professores, de forma que eles possam construir suas primeiras experiências na sala de aula em um contexto desafiador com alunos que possuem dificuldades de aprendizagem;
· Melhorando a sua fundamentação dos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática para a sua formação como futuro professor pela agregação de experiências aos conteúdos teóricos do curso e pela reflexão sobre o processo de ensino aprendizagem.
· Discutir e propor situações que favoreçam o uso da calculadora e outras tecnologias como recurso didático para o ensino-aprendizagem na sala de aula considerando os desafios dessa implementação e provocando reflexões sobre as potencialidade técnicas e pedagógicas do uso da calculadora como recurso de aprendizagem principalmente nas séries iniciais.

METODOLOGIA, DISCUSSÕES E RESULTADOS

A preparação dos alunos monitores acontece no LEMIP - Laboratório de matemática da UEG Unidade de Iporá através de encontros semanais para preparação de atividades, análises de resultados e reflexões e compartilhamento das experiências.
O projeto busca proporcionar um ambiente de investigação e experimentação, onde os alunos e professores da Educação Básica do Colégio Ariston Gomes e alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da UEG Unidade de Iporá, possam refletir e propor mudanças no ensino aprendizagem da matemática.
É possível observar no cotidiano do Colégio Estadual Ariston Gomes da Silva certas dificuldades na aprendizagem dos alunos quando o assunto está relacionado com os conceitos matemáticos e isto pode ser confirmado em documentos da secretaria, pelo número de reprovação e dependência de alunos nesta disciplina e também pode ser observado fazendo a análise das notas dos alunos nas avaliações externas.
Como a UEG, a UnU de Iporá é uma unidade de formação de professores e está entre as preocupações do Curso de Licenciatura em Matemática que os acadêmicos do curso compreendam e experimentem situações do cotidiano da escola que possam contribuir com a sua formação. Este projeto foi pensado na perspectiva que trabalhando com os alunos com maior dificuldade e aprendizagem de matemática e/ou com alunos que não tem dificuldades relacionadas a aprendizagem de matemática mas que querem aprender além do que lhe é oferecido normalmente no período normal das aulas.
As atividades acontecem através de projetos, oficinas, minicursos, grupos de estudo e a Universidade poderá assim diminuir as dificuldades dos alunos que as têm e contribuir para ampliar os conhecimentos daqueles que querem pesquisar mais sobre os conteúdos matemáticos do currículo da Educação Básica e ainda contribuir para  que os alunos monitores que são acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática adquiram maior entusiasmo pela profissão de educador construindo suas primeiras experiências na sala de aula em um contexto desafiador, melhorando a sua fundamentação para a sua formação como futuro professor de matemática, pela agregação de experiências aos conteúdos teóricos do curso e pela reflexão sobre o processo de ensino aprendizagem.
            São várias as ações que acontecem simultaneamente na escola onde se realiza o projeto. A seguir a descrição de atividades previstas e de atividades já realizadas.
Oficinas com uso de jogos online, calculadoras e outras tecnologias no ensino de matemática para alunos
Aulas de reforço com uso de materiais didáticos variados
Projeto Matemática e Cidadania
Projeto de Xadrez
Este projeto ainda está em desenvolvimento mas sua relevância é notável.



Foto: Apresentação do Projeto no II Simpósio de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade Estadual de Goiás


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