PROJETO DE EXTENSÃO MATEMÁTICA LEGAL
SUBPROJETO MATEMÁTICA E CIDADANIA
UMA PROPOSTA PARA O
USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO PARA O ENSINO DE
ESTATÍSTICA À PARTIR DE TEMAS GERADORES
Uma das ações importantes do projeto já realizada na escola se trata de uma atividade com 130 alunos dos 3º anos do Ensino Médio intitulada de Projeto Matemática e Cidadania que tem como objetivo a busca de meios para que a aprendizagem dos conteúdos de matemática aconteça de forma mais ativa e significativa para o alunos, de forma que ele faça parte do processo de ensino e aprendizagem pela observação reflexão e tirando sua próprias conclusões, passando pela vivência dos conteúdos matemáticos.
Nesta atividade foi proposto uma competição entre 4 turmas do terceiro ano do Ensino Médio com uma premiação para o melhor trabalho.
A proposta foi que eles escolhessem um tema polêmico e atual e que colocassem em prática o que eles estavam aprendendo nas aulas de matemática no conteúdos de Estatística. Eles deveriam definir tema, população, amostra. Realizar uma pesquisa verdadeira elaborando um questionário, fazendo uma pesquisa campo, organizando os dados em tabelas e gráficos. Em seguida deveriam analisar os dados e produzir um texto reflexivo. Realizar uma ação final de conscientização ou de intervenção. E como ação final deveriam encontrar um ou mais meios de comunicação para divulgar o trabalho.
PROJETO DE EXTENSÃO MATEMÁTICA LEGAL
SUBPROJETO MATEMÁTICA E CIDADANIA
UMA PROPOSTA PARA O
USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO PARA O ENSINO DE
ESTATÍSTICA À PARTIR DE TEMAS GERADORES
Uma das ações importantes do projeto já realizada na escola se trata de uma atividade com 130 alunos dos 3º anos do Ensino Médio intitulada de Projeto Matemática e Cidadania que tem como objetivo a busca de meios para que a aprendizagem dos conteúdos de matemática aconteça de forma mais ativa e significativa para o alunos, de forma que ele faça parte do processo de ensino e aprendizagem pela observação reflexão e tirando sua próprias conclusões, passando pela vivência dos conteúdos matemáticos.
Nesta atividade foi proposto uma competição entre 4 turmas do terceiro ano do Ensino Médio com uma premiação para o melhor trabalho.
A proposta foi que eles escolhessem um tema polêmico e atual e que colocassem em prática o que eles estavam aprendendo nas aulas de matemática no conteúdos de Estatística. Eles deveriam definir tema, população, amostra. Realizar uma pesquisa verdadeira elaborando um questionário, fazendo uma pesquisa campo, organizando os dados em tabelas e gráficos. Em seguida deveriam analisar os dados e produzir um texto reflexivo. Realizar uma ação final de conscientização ou de intervenção. E como ação final deveriam encontrar um ou mais meios de comunicação para divulgar o trabalho.
Os temas foram relevantes e de interesse da sociedade.
• Os riscos da atividade sexual precoce;
• A exposição de jovens na internet;
• O consumo de bebidas energéticas associado às bebidas alcoólicas;
• As condições de transporte escolar de alunos que estudam em unidades escolares de Iporá
Todos os trabalhos foram divulgados nas rádios Rio Claro AM e Educativa FM, Nova Onda FM e Felicidade FM em forma de entrevista com os alunos e professor e em dois Jornais Online também regionais.
A seguir os links das publicações nestes jornais.
O trabalho sobre Os riscos da atividade sexual precoce foi divulgado no Jornal Diário do Interior no endereço http://diariodointerior.com.br/educacao/3511-ipora-pesquisa-revela-que-mais-de-61-dos-jovens-de-12-a-18-anos-ja-possuem-pratica-sexual-ativa e no Jornal Oeste Goiano no endereço http://www.oestegoiano.com.br/noticias/edicoes-anteriores/2013-03-13-15-34-40.
O trabalho sobre A exposição de jovens na internet foi divulgado no Jornal Oeste Goiano no endereço http://www.oestegoiano.com.br/noticias/edicoes-anteriores/pesquisa-mostra-que-30-dos-adolescentes-de-ipora-ja-marcaram-encontro-pela-internet e nas rádios Rio Claro AM e Educativa FM, Nova Onda FM e Felicidade FM, todas em forma de entrevista com os alunos e professor.
Figura: Alunos do C.E.Ariston Gomes da Silva
Figura: Alunos do C.E.Ariston Gomes da Silva
O trabalho sobre As condições de transporte escolar de alunos que estudam em unidades escolares de iporá foi divulgado no Jornal Oeste Goiano no endereço http://www.oestegoiano.com.br/noticias/edicoes-anteriores/educacao .
Figura: Alunos do C.E.Ariston Gomes da Silva
Também foi criado um espaço de debate em um grupo no Facebook exclusivo para alunos ou professores do Colégio Ariston Gomes da Silva e estagiários e ou monitores da UEG que atuam no colégio.
Este grupo surge como uma ferramenta que tem o potencial de reinventar a comunicação entre alunos e professores na escola. As pessoas podem colocar comentários sobre o que está sendo escrito proporcionando tanto ao autor como para o leitor um exercício diário de reflexão, análise e criticidade, permitindo assim, que grupos e pessoas interajam sem restrição temporal. Pedimos apenas que cada um veja este espaço como um local em que todos devem ser respeitados em seus modos de pensar e de ser.
PROFESSORA RESPONSÁVEL: CLAUDIMARY MOREIRA SILVA OLIVEIRA
ALUNOS MONITORES DA UEG/IPORÁ:
DOUGLAS PEREIRA AZEVEDO
PAULA ROBERTA DOS SANTOS
LUZIA LEÃO DE OLIVEIRA BUENO
UELTON SEBASTIAO DE CAMPOS
PROFESSORA RESPONSÁVEL: CLAUDIMARY MOREIRA SILVA OLIVEIRA
SEQUÊNCIA DIDÁTICA
PROJETO DE EXTENSÃO MATEMÁTICA LEGAL
SUBPROJETO MATEMÁTICA E CIDADANIA
UMA PROPOSTA PARA O USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA À PARTIR DE TEMAS GERADORES
SUBPROJETO MATEMÁTICA E CIDADANIA
UMA PROPOSTA PARA O USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO PARA O ENSINO DE ESTATÍSTICA À PARTIR DE TEMAS GERADORES
OLIVEIRA, Claudimary Moreira Silva
RESUMO
Este trabalho apresenta uma proposta para o uso da Modelagem
Matemática como metodologia para o ensino de conteúdos de Estatística como
possibilidade de oportunizar uma aprendizagem significativa da matemática. Tem embasamento
teórico em Bassanezi (2009), Biembengut (2007) e
D'Ambrósio, (1996) que foram os pioneiros da Modelagem Matemática no Brasil. Propõe uma sequências de
atividades para ser desenvolvida com quatro turmas de Ensino Médio sobre temas
escolhidos pelas turmas. Os conteúdos matemáticos envolvidos são Estatística e
Gráficos. Poderão ser explorados os conceitos matemáticos de média, moda,
mediana, organização de dados em tabelas, construção de gráficos estatísticos e
porcentagem. A metodologia aqui sugerida, depende da flexibilidade didática do
professor que em uma nova perspectiva de ensino
pode proporcionar ao aluno uma nova forma de aprender matemática transformando
e reconstruindo conceitos. A relevância da proposta está no fato de
representar uma forma inovadora de ensinar e aprender matemática que irá contribuir
com a minha própria formação como professora pesquisadora e servirá também para
incentivar que outros professores incluam a metodologia de Investigação
Matemática em suas aulas, contribuindo assim para que aconteçam as mudanças
necessárias no Ensino de Matemática.
Palavras-chave: Modelagem
Matemática, ensino-aprendizagem, contextualização, Educação Matemática.
INTRODUÇÃO
Diante do baixo rendimento escolar e das baixas notas principalmente nas
avaliações externas o ensino da Matemática se tornou alvo de preocupações
constantes de professores, pais, comunidade e pesquisadores da área da Educação
Matemática.
A
Modelagem Matemática neste contexto se apresenta como uma metodologia inovadora
capaz de contribuir para a formação do aluno que se sente co-responsável na
construção da sua própria aprendizagem pela vivência das várias etapas
previstas no uso desta metodologia de ensino. Tem início na escolha do tema
central para ser desenvolvido pelos alunos seguida da elaboração do problema ou
questões de pesquisa e levantamento de hipótese por meio do recolhimento de
dados gerais qualitativos e quantitativos. A próxima fase é a sistematização
dos conceitos e dados e interpretação analítica e/ou gráfica desses dados. A
validação dos modelos é a etapa final em que ocorre a confrontação dos
resultados obtidos com os dados coletados.
A
proposta aqui apresentada tem como tema de estudo a Estatística para alunos do
Ensino Médio com uso da Modelagem Matemática como metodologia de ensino em um
ambiente de aprendizagem que visa permitir aos alunos serem atores na
construção das suas próprias aprendizagens por meio da investigação para a
solução de questões relacionadas à aos temas escolhidos.
A Modelagem Matemática nesta proposta será apresentada como
metodologia de Ensino que possibilita a oportunidade de aprendizagem significativa da
matemática tendo como base as obras de Bassanezi (2009), Biembengut (2007) e
D'Ambrósio (1996) que evidenciam ser esta metodologia de ensino uma
possibilidade para a aprendizagem da matemática de forma significativa.
Os conteúdos matemáticos envolvidos
são Estatística e Gráficos. Serão explorados os conceitos matemáticos de média,
moda, mediana, organização de dados em tabelas, construção de gráficos
estatísticos e porcentagem.
A metodologia aqui sugerida, depende
da flexibilidade didática do professor. Essa
nova perspectiva de ensino pode proporcionar ao aluno uma nova forma de
aprender matemática transformando e reconstruindo conceitos.
A relevância da proposta está no
fato de representar uma forma inovadora de ensinar e aprender matemática que
irá contribuir com a minha própria formação como professora pesquisadora e
servirá também para incentivar que outros professores incluam a metodologia de
Investigação Matemática em suas aulas, contribuindo assim para que aconteçam as
mudanças necessárias no Ensino de Matemática.
UMA
PROPOSTA PARA O USO DA MODELAGEM
MATEMÁTICA COMO METODOLOGIA DE ENSINO À PARTIR DE TEMAS GERADORES
No desenvolvimento desta
sequência de atividades será levado em
consideração etapas da Modelagem Matemática, de acordo com Bassanezy (2009) que considera esta
metodologia de ensino como é uma forma de atividade em que se valoriza os
processos matemáticos pela vivência das etapas:
1.
Experimentação: É uma atividade essencialmente laboratorial
onde se processa a obtenção de dados. Os métodos experimentais, quase sempre
são ditados pela própria natureza do experimento e objetivo da pesquisa.
2.
Abstração: É o procedimento que deve levar à formulação
dos modelos matemáticos.
3.
Resolução: O modelo
matemático é obtido quando se substitui a linguagem natural das hipóteses por
uma linguagem matemática coerente – é como num dicionário, a linguagem
matemática admite “sinônimos” que traduzem os diferentes graus de sofisticação
da linguagem natural.
4.
Validação: É o processo de
aceitação ou não do modelo proposto. E nesta etapa, os modelos, juntamente com
as hipóteses que lhes são atribuídas, devem ser testados em confronto com os
dados empíricos, comparando suas soluções e previsões com os valores obtidos no
sistema real. O grau de aproximação desejado destas previsões será o fator
principal para validação.
5.
Modificação: Alguns fatores
ligados ao problema original podem provocar a rejeição ou aceitação dos modelos
Quando os modelos são obtidos considerando simplificações e idealizações da
realidade, suas soluções geralmente não conduzem às previsões corretas e
definitivas. ( 2009 p. 26 - 30).
Inicialmente o aluno
passa pela fase em que se faz o reconhecimento da situação e a familiarização
com o assunto a ser modelado, a experimentação que é a fase em que se faz
formulação dos problemas, o levantamento de hipóteses e a resolução do problema
em termos de modelo e a modelação matemática que é quando ocorre a
interpretação da solução modificação e validação do modelo pela avaliação.
Temas
Geradores: A exposição de jovens na internet, O uso
de energéticos com Bebidas Alcoólicas, Sexualidade Precoce e O transporte
Escolar em Iporá (estes temas foram escolhidos pelos próprios alunos depois de
debates e votação)
tempo
estimado : 10 horas/aula
turma:
3º anos do Ensino Médio
Expectativas de
aprendizagem:
·
Construir
e interpretar gráficos e tabelas.
·
Calcular
porcentagem, média, moda, mediana.
·
Utilizar
médias para avaliar tendências de ocorrências de determinados eventos ou
acontecimentos possíveis.
·
Interpretar,
criar, e resolver situações problema que envolvem pesquisas relacionadas a
acontecimentos locais e globais, de naturezas diversas.
·
Elaborar,
oralmente ou por escrito, conclusões em base em leitura, interpretação e
análise de informações apresentadas em tabelas e gráficos.
·
Desenvolver
consciências sobre os temas pesquisados.
·
Criar
um produto final.
Encaminhamentos/etapas:
Etapa
1: Reconhecimento da situação e a familiarização com o assunto a ser modelado
Nesta fase inicial o objetivo será promover o
envolvimento dos alunos com a tem proposto que será problematizado.
Inicialmente escolher um tema central para ser desenvolvido pelos alunos.
Na
primeira etapa a intenção é que aconteça a interação por meio do reconhecimento
da situação e a familiarização com o assunto a ser modelado.
Inicialmente será feito a introdução
do assunto por meio de vídeos e textos.
Os alunos serão instigados a colocarem as
suas opiniões falarem sobre tema escolhido.
Propor que façam uma pesquisa sobre o tema.
O objetivo desta pesquisa é recolher
dados gerais e quantitativos que possam ajudar a levantar hipóteses com
objetivo de nas próximas aulas elaborar problemas conforme interesse dos grupos
de alunos.
Criar um email para
uso comum dos professores e alunos como o endereço xxxxxxxx@hotmail.com e passar
para todos a senha e o login de acesso. Neste
email estariam sendo disponibilizados um artigos científicos com o tema, para
que todos façam a leitura durante a semana. E também para disponibilizarem
aquilo que descobrirem de interessante, elaborarem questões que gostariam que
fossem respondidas.
Informar também dos
horários em que poderão acessar o email no Laboratório de Informática da escola
ou nos computadores disponibilizados na biblioteca. O email será criado com
antecedência e será único para a turma.
Atividade
intermediária: Introdução do conteúdo de estatística
No
decorrer da semana enquanto os alunos fazem a leitura do artigo e recolhem
informações sobre o assunto. Em sala de aula serão trabalhados os conteúdos de
estatística previsto no programa de curso.
Como
preparação para a introdução do conteúdo de Estatística e também como inicio de
uma atividade para diagnosticar o conhecimento dos alunos sobre o assunto
proposto iniciar a aula apresentando os vídeos: Estatística e
Planejamento de experimentos disponível em:
<http://www.youtube.com/watch?v=2f99u256nRY> e Dados
estatísticos ajudam governo a criar políticas públicas disponível em : <http://www.youtube.com/watch?v=J76eKCa5k70>
Após assistir os vídeos
levantar questionamentos como: Para que serve uma Pesquisa? O que é uma de
opinião? Quando podemos dizer que uma pesquisa foi realizada por amostragem? E
quando seria censo? Como se faz escolha da amostra? O que é população e
unidade?
Ampliar a discussão
refletindo sobre a importância da pesquisa para as empresas, para o governo e
para pessoas comuns como nós.
No final da aula pedir que os alunos façam uma pesquisa
bibliográfica na internet ou na biblioteca sobre questões como: Pesquisar fatos
importantes relacionados a como e quando surgiu a estatística? Descrever um
fato ou situação em que a importância da estatística pode ser vista através da
sua utilização ao nível do Estado, de organizações sociais e profissionais, do
cidadão comum e ao nível científico.
Na próxima aula iniciar
relembrando a discussão da aula anterior e em seguida apresentando o vídeo: A História da Estatística <http://www.youtube.com/watch?v=jCzMPL7Ub2k>
Apos ver o vídeo pedir
que os alunos falem sobre o que
descobriram sobre a história da estatística
de forma a colocar a estatística num contexto histórico desde o seu
surgimento e relacionando: guerra fria, surgimento da internet e o surgimento
da estatística neste contexto.
Etapa
2: A matematização pela formulação dos problemas, o levantamento de hipóteses ou
experimentação.
Nesta
fase de experimentação serão identificados os conhecimento os alunos em relação ao tema e os
conhecimentos matemáticos necessários para o desenvolvimento da atividade. Após
esse levantamento o professor planeja o desenvolvimento dos conteúdos junto com
a Modelagem Matemática.
Nesta aula retomar ao
tema de pesquisa realizando uma roda de conversa ou aula dialogada sobre o
conteúdo do artigo que foi disponibilizado no email da turma.
Durante o debate
instigar os alunos a falarem e a questionarem sobre o tema.
Logo após o debate dividir
a turma em três ou quatro grupos de alunos, pedir que a turma faça uma votação
para escolher um coordenador geral, um articulador que seria responsável pela
articulação entre os grupos nas tomadas de decisões, escolher um representante
(líder) para cada grupo que serão responsáveis pela atividades em que for
necessário informações de todos os grupos e pela coordenação das ações do grupo
e dos seus membros.
Cada grupo deverá
elaborar questões problemas que gostariam de pesquisar sobre ela. Esta é a fase
da formulação dos problemas e sistematização das hipóteses.
As questões que estarão sendo propostas
para investigação serão aquelas escolhidas pelos alunos.
As hipóteses levantadas
pelos alunos nesta fase deverão ser anotadas no caderno.
Outras questões poderão
surgir.
Nesta fase será levantada as questões a serem
investigadas e será feito um planejamento inicial de como ele poderá ser
resolvido matematicamente.
Criar
um fórum de debate online na internet para os alunos compartilharem as descobertas
que fizerem, as respostas encontradas, etc.
Segundo Bassanezi (2009), na fase da
abstração ocorre à escolha do tema é nesta etapa o professor pode optar
por um tema único ou por um conteúdo de um período letivo. Durante a escolha do
tema pode propor aos alunos para que estes indiquem o tema a ser trabalhado.
Porém, deixar que os alunos escolham pode ter suas vantagens e desvantagens. A
vantagem seria que os alunos irão poder participar do processo e sentir-se
parte co-responsável, o que é muito positivo e motivador. E a desvantagem seria
que eles poderiam escolher temas que não se enquadrem nos conteúdos
curriculares durante o ano letivo destes alunos, sendo temas de nível inferior
ou muito elevado.
Indiferente da forma como o tema
será escolhido, o professor deverá ter conhecimento a respeito da proposta para
que o projeto se desenvolva de maneira objetiva , e assim, consiga fazer com
que as expectativas sejam concluídas de forma satisfatória.
No caso a opção foi por um tema
único mas com várias possibilidades de questões problemas.
Etapa
3. A modelação matemática por meio da interpretação da solução e a resolução
das questões de pesquisa
Nesta aula, depois de selecionar as variáveis
essenciais envolvidas nos problemas e formular as hipóteses agora iremos
sistematizar os conceitos que serão usados na resolução dos modelos e a
interpretação da solução.
Propor para os alunos a realização de uma
pesquisa estatística com jovens da cidade de Iporá para obter dados que possa
auxiliar na solução das questões de pesquisa.
Juntamente com os
alunos fazer o planejamento de uma pesquisa estatística que seria realizada nas
escolas de Ensino Médio da cidade de Iporá.
Inicialmente decidir a
população. Propor que seja os alunos de Ensino Médio das escolas de Iporá, a
seguir sugerir um percentual de 30% para a amostra da população. Um percentual significativo
em se tratando de pesquisa estatística.
A fase que irá demandar
maior reflexão a elaboração do questionário estatístico que devera responder
aos questionamentos levantados até o momento nos debates.
Com o questionário já elaborado digitado em editor de texto e impresso fazer
o planejamento da coleta de dados no campo.
Cada grupo seria responsável por realizar a pesquisa em uma escola de
Ensino Médio de Iporá.
Serão discutidos os cuidados que deverão ter como escolha aleatória dos
participantes da pesquisa dentro do grupo. Para que a amostra representassem o
todo a opção escolhida para seleção dos participantes foi o sorteio.
Enquanto os alunos fazem
a coleta de dados pela aplicação do questionário em horário extra classe. Em sala
de aula serão trabalhados os conteúdos frequência absoluta e frequência relativa, Frequências acumuladas, Cálculo
da média aritmética simples, média ponderada, Cálculo da moda, Cálculo da
mediana através da exploração de problemas contextualizados.
A resolução é uma das partes mais importante
da modelagem, pois, é nesta fase que os alunos conseguirão verificar através
das questões propostas quais serão as respostas obtidas no projeto. Nesta etapa
os alunos devem procurar trabalhar sozinhos, mantendo uma liberdade para
estimular a criatividade e buscando assim, seus próprios conceitos a respeito
do determinado tema. Estes conceitos passam de uma linguagem natural ou
informal para uma linguagem teórica, de forma mais matemática e formal.
Neste
momento a intenção é fazer a validação,
assim os alunos vão trocar a linguagem natural usada nas hipóteses pela
linguagem matemática obtendo o modelo matemático capaz de responder as questões
iniciais. Seguindo a ideia de Bassanezi,
Modelagem Matemática é um processo dinâmico utilizado para a obtenção
e validação de modelos matemáticos. É uma forma de abstração e generalização
com a finalidade de previsão de tendências. A modelagem consiste,
essencialmente, na arte de transformar situações da realidade em problemas
matemáticos cujas soluções devem ser interpretadas na linguagem
usual. (2009, p.24)
Para calcularem a amostra corretamente relembrar os cálculos de
porcentagem. Relembrar como se calcula a taxa e a porcentagem. E explorar ainda
outros conteúdos de porcentagem como acréscimos simultâneos e acréscimos
sucessivos.
Após a
coleta de dados e já feita a contagem das respostas obtidas em cada questão do
questionário, usando a planilha eletrônica do Linux os dados deverão ser
organizados em tabela e feito o somatório de todas as questões.
Ao
iniciar esta parte do trabalho caso fique perceptível que muitos alunos não
conhecem ou conheciam muito pouco os recursos da planilha eletrônica dedicar
uma parte da aula para mostrar os recursos da planilha eletrônica.
Após a
organização dos dados em tabelas calcular frequência absoluta e frequência
relativa, frequências acumuladas, calcular a média aritmética
simples, média ponderada, cálculo a moda e desvio padrão. A seguir construir os
gráficos representativos dos resultados da pesquisa.
Na etapa de validação, as
questões são levantadas umas mais simples e outras mais complexas e no final do
trabalho cada grupo avalia a solução encontrada, os resultados são submetidos a
experiências para verificar o grau de adequação de cada proposta.
Na fase de modificação, segundo Bassanezi (2009), alguns resultados podem não alcançar os
objetivos propostos por algumas razões, como: as hipóteses coletadas podem ter
sido falsas ou coletadas de forma incorretas, os dados podem ter sido
verdadeiros, mas não foram suficientes, algumas situações reais não foram utilizadas
no projeto, pode ter ocorrido um erro matemático durante a execução dos
cálculos, durante os cálculos os resultados podem ter sido simplificando dando
alteração no resultado final.
Portanto, nenhum resultado pode ser
considerado definitivo, pois este sempre poderá ser melhorado, e é na fase de modificação que estes resultados podem
ser reformulados, ou substituídos por novos modelos. Após a reformulação a
Modelagem Matemática passa a se tornar mais eficiente, conforme Bassanezi
(2009), ela permite fazer previsões, tomar decisões, esclarecer e alcançar os
objetivos propostos, afim de que a participação do mundo real seja capaz de
influenciar nas mudanças.
Em paralelo a fase anterior foi realizar um fórum de debate online.
Para finalizar, fazer a validação dos modelos e a avaliação confrontando
os resultados obtidos com os dados coletados será feira a produção
do texto reflexivo a partir dos resultados obtidos e das variáveis matemáticas
em questão.
Nesta fase para que os
alunos possam produzir textos que tenham linguagem e formatação o mais próximo
possível de um relatório científico trabalhar as normas básicas de formatação
da ABNT fazendo a validação dos modelos pela análise das variáveis matemáticas
envolvidas no processo.
A última fase do projeto
será a divulgação dos resultados nas rádios e jornais online da cidade.
CONSIDERÇÕES
FINAIS
Com esta proposta de atividade espera-se contribuir para que
a Modelagem Matemática seja vista como uma metodologia de ensino que apresenta
como possibilidade real para ser usada em sala de aula.
A sequência de atividades aqui
apresentada sugere uma forma de ensinar que pode possibilitar aos alunos um
entendimento mais significativo da Estatística pelo despertar do interesse
devido a aproximação do conteúdo com a realidade.
Trata-se de uma proposta inicial que
deverá estar aberta e que poderá ser modificada durante o desenvolver das aulas
dependendo dos interesses e das novas questões propostas pelos alunos no
decorrer do processo. Afinal, no trabalho pedagógico com uso da Modelagem
Matemática a criatividade é necessária e fundamental no processo de adaptação
do processo de modelagem para o ensino e o desenvolvimento da modelação para a
exploração do conteúdo desejado.
REFERÊNCIAS
BASSANEZI, Rodney Carlos. Ensino-aprendizagem com Modelagem Matemática: uma nova estratégia.
3. Ed. São Paulo: Contexto, 2009. 389p.
___________________.
Modelagem Matemática: uma disciplina
emergente nos programas de formação de professores. Biomatemática,
Campinas, n. 9, p. 9- 22 , 1999. Disponível em: < http://www.ime.unicamp.br/~biomat/revistas.htm>.
Acesso em: 15 jul. 2005.
BIEMBENGUT, Maria Sallet; HEIN, Nelson. Modelagem Matemática no Ensino. 4. Ed.
São Paulo: Contexto, 2007.127p.
D’AMBRÓSIO, U. (1996). Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas, Papirus.
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