Oficinas Cuca Legal


Aulas de matemática com uso de materiais didáticos variados

Compreender e fazer Matemática exige muito mais do que a aprendizagem de algoritmos e a sua aplicação na resolução de problemas. Portanto, ao se considerar uma proposta de Educação Matemática para a Educação Básica, deve-se possibilitar a construção de conceitos em situações significativas, onde deverá haver a interação dos conceitos matemáticos com os não-matemáticos, dos conceitos cotidianos com os científicos, dando, assim, mais significado ao ensino de Matemática.
Durante as aulas, os alunos tem oportunidade de rever conceitos, sanar dúvidas, fixar conteúdos de Matemática e construir novos conceitos matemáticos. Outro ponto a ser destacado é o atendimento individualizado que esses alunos poderão receber, pois é possível identificar a realidade de cada um individualmente, voltando o olhar diretamente para as dificuldades de aprendizagem matemática apresentadas.
O nome dado as oficinas é Oficinas Cuca Legal e as aulas são oferecidas a todos os alunos que se interessarem, com periodicidade semanal. Nestes momentos são feitos à retomada e revisão de conteúdos matemáticos já trabalhados em sala de aula pelos professores titulares, mediante a utilização de recursos e metodologias variados, tais como, jogos, materiais manipuláveis, resolução de problemas, modelagem matemática, etnomatemática e história da Matemática.


Oficinas "Cuca Legal"




 Os alunos que participam são estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio.



Figura: Oficinas realizadas no C.E.Ariston Gomes da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário