Página Inicial

Direitos autorais do blog
OLIVEIRA, Claudimary Moreira Silva - Professora da Universidade Estadual de Goias Unu Iporá - clau.moreira@ueg.br

Figura: Atividades do projeto



   O projeto é Matemática Legal é coordenado pela Profª. Esp. Claudimary Moreira e desenvolvido em uma parceria entre o Colégio Ariston Gomes e a UEG Unidade de Iporá. E será desenvolvido ao longo do ano de 2013 e está divido em quatro subprojetos que se definem a partir de ações diferenciadas:  Projeto Matemática e Cidadania, Projeto Xadrez na Escola, Projeto Reforço e Complementação de Conteúdos.

Nos últimos anos as atividades de extensão no Curso de Licenciatura em Matemática da Unidade de Iporá têm sido intensificadas por meio do envolvimento de docentes e discentes em projetos que têm se revelado de grande importância no que diz respeito à formação dos acadêmicos, à abertura do mercado de trabalho para os egressos e à prestação de serviços à comunidade. E é nesta perspectiva que o “Projeto de Extensão Matemática Legal” visa contemplar alunos do Colégio Estadual Ariston Gomes da Silva localizado da cidade de Iporá proporcionando encontros de complementação pedagógica e intensificação da aprendizagem para alunos do Ensino Fundamental e Médio através de ações como realização de oficinas e aulas de reforço e complementação de conteúdos com uso de materiais didáticos variados com uso softwares e jogos  e calculadoras e outras tecnologias no ensino de matemática, projeto de Xadrez , projeto Matemática e Cidadania e  socialização do mini-laboratório de matemática da escola. Assim tem como objetivo promover a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão proporcionando um ambiente de investigação e experimentação.

São várias as ações que acontecem simultaneamente na escola onde se realiza o projeto. A seguir a descrição de atividades previstas e de atividades já realizadas.

As atividades acontecem através de projetos, oficinas, minicursos, grupos de estudo e a Universidade poderá assim diminuir as dificuldades dos alunos que as têm e contribuir para ampliar os conhecimentos daqueles que querem pesquisar mais sobre os conteúdos matemáticos do currículo da Educação Básica e ainda contribuir para  que os alunos monitores que são acadêmicos do Curso de Licenciatura em Matemática adquiram maior entusiasmo pela profissão de educador construindo suas primeiras experiências na sala de aula em um contexto desafiador, melhorando a sua fundamentação para a sua formação como futuro professor de matemática, pela agregação de experiências aos conteúdos teóricos do curso e pela reflexão sobre o processo de ensino aprendizagem.

Parte dos alunos do Colégio Ariston Gomes que participaram do primeiro semestre do projeto







Figura: Parte dos alunos que participaram do projeto no 1º semestre
                                                 
Atividades realizadas no mês de junho  
  • Conclusão e encerramento das Oficinas Cuca Legal.

  • Reunião com monitores para avaliação do projeto no primeiro semestre.

  • Produção de resumo expandido com o tema O PROJETO DE EXTENSÃO MATEMÁTICA LEGAL - O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ARTICULAÇÃO DA PESQUISA E DA EXTENSÃO E ENSINO, DENTRO DA CONCEPÇÃO QUE SE TEM DE UNIVERSIDADE. Ver resumo http://matemalegalariston.blogspot.com.br/p/viseminario-de-extensao-universitaria.html

  • Conclusão da criação do blog do projeto e atualização. Endereço: http://matemalegalariston.blogspot.com.br/

  • Inscrição e apresentação do projeto no II Simpósio de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis

  • Apresentação do projeto no II Simpósio de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis em Ceres GO. O projeto foi selecionado para participar do VI Seminário de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste - “A Extensão Universitária no Cerrado: saberes, fazeres e aprendizagens” que acontecerá em Dourados MS

  • Divulgação do projeto no Jornal Regional - Oeste Goiano. End: http://www.oestegoiano.com.br/noticias/educacao/projeto-de-extensao-em-matematica-legal-vai-ser-apresentado-no-ms

  • Produção de um Artigo Completo com o tema O PROJETO DE EXTENSÃO MATEMÁTICA LEGAL - O RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA DE ARTICULAÇÃO DA PESQUISA, EXTENSÃO E ENSINO, DENTRO DA CONCEPÇÃO QUE SE TEM DE UNIVERSIDADE. Ver artigo http://matemalegalariston.blogspot.com.br/p/vi-seminario-de-extensao.html

  • Divulgação do projeto no site da Unidade de Iporá http://www.ipora.ueg.br/noticia/14543

  • Inscrição do projeto e artigo no VI Seminário de Extensão Universitária da Região Centro-Oeste - “A Extensão Universitária no Cerrado: saberes, fazeres e aprendizagens” que acontecerá em Dourados MS.

  • O artigo foi aceito e será apresentado no mês de agosto pela acadêmica Paula Roberta dos Santos.
A avaliação do primeiro semestre do projeto foi muito positiva. Foi selecionado no II Simpósio de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade Estadual de Goiás para ser apresentado como projeto destaque de extensão universitária junto com outros projetos da UEG , em agosto, no VI Seminário Regional de Extensão (SEREX) em Dourados - Mato Grosso do Sul.

A seguir a fala de algumas pessoas que acompanharam este trabalho de perto:

Avaliação da professora Isabel de Fátima Barbosa, diretora do Colégio Estadual Ariston Gomes da Silva:

A parceria entre o Colégio Ariston e UEG nos projetos de Estágio Supervisionado e nos Projetos de Extensão tem sido muito produtiva haja visto que o colégio representa um campo fértil para a pesquisa acadêmica dos Cursos de Licenciatura da Unidade de Iporá e em contrapartida as atividades realizadas na escola pelos acadêmicos e a troca de experiência entre estes e alunos da escola tem produzido resultados muito positivos para todos os envolvidos. O Projeto de Extensão Matemática Legal tem dado oportunidade para muitos alunos participarem e ampliarem seus conhecimentos de matemática por ser é um projeto dinâmico e com atividades variadas como Oficinas de Matemática com uso de recursos didáticos diferenciados, Oficinas de Jogo de Xadrez, O Projeto Matemática e Cidadania.   

Avaliação da professora Marilda de Lima Oliveira Ferreira, diretora da UEG Unidade de Iporá:

O projeto Matemática legal idealizado e coordenado pela Profa. Claudimary, veio para reforçar o intercâmbio que vem sendo aperfeiçoado a cada dia entre a universidade e o Colégio Estadual Ariston Gomes da Silva. Começou com a realização do Estágio Supervisionado, o PIBID e agora com a extensão. Sem dúvida é uma parceria de via dupla. Poder conviver com a realidade da escola é um aprendizado para nossos acadêmicos,  que por sua vez, tem muito conhecimento a compartilhar com os alunos da Educação Básica, nesse projeto, principalmente na preparação para estar no ensino superior muito em breve. Parabéns a professora Claudimary e a UEG por avalizar o trabalho proposto

Avaliação da professora Claudimary Moreira, coordenadora do projeto:

O Colégio Ariston Gomes tem sido um grande parceiro  deste projeto que visa proporcionar um ambiente de investigação e experimentação, onde os alunos e professores da Educação Básica da escola campo e alunos do Curso de Licenciatura em Matemática da UEG Unidade de Iporá, possam refletir e propor mudanças no ensino aprendizagem da matemática além de oferecer oportunidade para que os alunos da escola possam ampliar seus conhecimentos matemáticos.





Direitos reservados
OLIVEIRA, Claudimary Moreira Silva - Professora da Universidade Estadual de Goias Unu Iporá - clau.moreira@ueg.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário